Chia - A Semente poderosa
Esta pequena semente é originária da região do México, sendo utilizada desde muito tempo na alimentação dos povos primitivos na América Central. Nos últimos anos, essa semente passou a ter grande destaque na nutrição humana por causa de seus inúmeros benefícios à saúde.
Muitas são as propriedades nutricionais dessa semente. Vamos começar falando sobre as fibras. As fibras presentes nos alimentos podem ser classificadas em fibras insolúveis e as fibras solúveis, dependendo da sua solubilidade em água. Na chia estão presentes especialmente fibras na forma solúvel. Essas fibras retêm água e possuem a característica de formar géis. Portanto, são capazes de aumentar a viscosidade do bolo alimentar, e proporcionar melhoras em quadros de obstipação intestinal. Essas fibras solúveis podem atuar também no controle da obesidade, por reduzir a absorção do colesterol e por proporcionar mais saciedade, diminuindo o apetite.
A chia também contêm carboidratos de baixo índice glicêmico. O que vem a ser isso? Os carboidratos presentes nessa semente são liberados de forma lenta, sendo convertido de modo igualmente lento em glicose para a obtenção de energia. Essa digestão e absorção lenta e uniforme auxiliam no controle do pico da glicemia no sangue.
Somando-se a todos esse benefícios, a chia ainda tem propriedades antioxidantes. Isso quer dizer que ela atua no combate aos radicais livres, que estão relacionados ao envelhecimento precoce e ao aparecimento de diversas doenças, entre elas o câncer.
No entanto, é necessário hidratar a semente da chia antes de consumi-la. Para isso, pode-se utilizar água ou sucos naturais, deixando-as de molho por 3 a 8 horas. A chia pode ser usadas com frutas, sucos naturais e vitaminas. Também pode ser usada para substituir o ovo e a gordura de origem animal em preparações culinárias como pudins e mousses veganos.