Ser mulher
Já dizia Luiz Fernando Veríssimo “[...] Mulheres menstruam, choram por nada (...) Você não suporta TPM? Case-se com um homem”. Sim, existe a dor e a delícia de ser mulher!
O ciclo menstrual está totalmente integrado à natureza da mulher. Ele faz parte da vida, é um fenômeno de renovação que se manifesta com sabedoria e regularidade no corpo. Mas algo mais pode acontecer: a TPM – Tensão Pré-Menstrual –, um conjunto de sintomas associados ao ciclo menstrual, especificamente em sua fase pré-menstrual.
Defini-se, portanto, TPM como um conjunto de sintomas associados ao ciclo menstrual que provocam alterações físicas e psíquicas prejudicando o desempenho pessoal, social e profissional da mulher.
As mulheres começam a apresentar os sintomas da TPM com cerca de 14 anos de idade e eles vão terminar na menopausa, por volta dos 50. Se contabilizarmos isso em dias, seriam aproximadamente 2.600 dias de sintomas. Muito tempo, não?
Portanto, se vamos lidar com isso por todos esses dias, que tal algumas dicas para ajudar a passar melhor esses delicados momentos da nossa vida?
* Invista em chás. São relaxantes e calmantes, combatem a retenção de líquidos, proporcionam alivio de dores musculares e da tensão pré-menstrual (TPM). Chá de canela, camomila, erva-doce, orégano são os mais indicados.
* Consuma alimentos que contenham vitamina E. A vitamina E tem poder antioxidante, auxilia no alívio dos sintomas da TPM e também auxilia no crescimento e fortalecimento do cabelo e na saúde da pele. Além de ajudar nos seus dias difíceis, ainda te deixará mais bela! A vitamina E pode ser encontrada em oleaginosas - como nozes e amêndoas, em sementes - como linhaça e girassol; em vegetais verde-escuros - como couve, brócolis e espinafre; no abacate e em óleos vegetais.
Não é fácil lidar com a TPM. Seu corpo muda. Seu humor também se altera. Até pensar fica difícil. Você sofre. Mas é possível superar sim! Além do mais, somos a coisa mais perfeita criada por Deus. Afinal, mulheres são simplesmente… Mulheres!