Mandioquinha
A mandioquinha, também conhecida como batata baroa ou batata salsa, é uma raiz oriunda da região dos Andes, muito consumida em países como Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia. A mandioquinha permaneceu por um bom tempo ignorada pelos colonizadores europeus, sendo introduzida na culinária internacional muito tempo depois através de chefs franceses radicados no Brasil.
A mandioquinha é considerada uma rica fonte energética devido a que sua composição apresenta uma significativa concentração de carboidratos. Por ser um alimento de fácil digestão e por isso é um ingrediente frequente na alimentação de crianças e idosos.
Este tubérculo contém importantes doses de vitamina C e vitaminas do complexo B (niacina e tiamina) que atuam na circulação sanguínea, no combate aos radicais livres, na promoção da saúde gastrointestinal e também traz benefícios para o sistema nervoso central. Também contém minerais, tais como cálcio, fósforo e potássio, fundamentais para inúmeros processos metabólicos no organismo.
A mandioquinha possui cor, aroma e textura características, diferenciando-se, assim, da batata comum. Entre suas diversas formas de preparo se destacam a sopa de mandioquinha, o nhoque e o purê, que pode substituir o de batata tradicional. Também pode ser servida como acompanhamento de saladas, na forma cozida e fria ou ainda ser usada na preparação de inúmeras receitas. Mandioquinha, portanto, é uma raiz muito suculenta, nutritiva, e, principalmente, saborosa!